Artes/cultura
12/08/2022 às 12:00•2 min de leitura
Não é de hoje que a humanidade recorre a substâncias químicas para fugir da realidade, entrando em um estado psíquico alterado. Álcool, maconha, cocaína, crack, ópio são alguns exemplos de drogas que dão trabalho para médicos que tratam a dependência química no mundo todo.
Contudo, no sul do continente asiático, algumas pessoas estão fumando escorpiões como droga recreativa — e não é de hoje. Alguns usuários relatam que consomem cigarros de escorpiões há décadas. Por incrível que pareça, essa prática não é ilegal, mas, como todo abuso de substâncias químicas, pode trazer malefícios ao usuário — e é prejudicial ao escorpião, é claro.
(Fonte: Gettyimages)
Em 2016, uma reportagem do jornal Dawn contou a história de um idoso paquistanês chamado Sohbat. Aos 74 anos, ele admitiu ao repórter Izhar Ullah que começou a fumar escorpiões aos 20 anos. Ele só conseguiu deixar de fumar os animais ao trocar um vício por outro, passando a consumir ópio. “Uma droga vence a outra”, resumiu o idoso sobre a sua condição em relação à dependência química. Para ele, o ópio era mais seguro do que os cigarros de escorpiões.
O clima quente do Paquistão torna o acesso aos aracnídeos muito fácil. Capturar escorpiões não é um problema para os fumantes. Depois de pegos, os animais são mortos e expostos ao calor para secarem. Na sequência, os escorpiões secos são amassados até se tornarem um pó fino. Esse pó é consumido em cigarros com tabaco.
Ainda de acordo com veículos estrangeiros, os efeitos do consumo de escorpiões misturam dor física e relaxamento mental. No começo, o corpo tenta se defender das substâncias presentes no veneno do escorpião — e isso pode desencadear uma série de dores físicas.
No entanto, superada essa fase, o usuário relaxa e consegue sentir prazer em seu novo estado mental. Assim como outras drogas, os cigarros de escorpião causam alucinações e podem se especialmente perigosos para pessoas com doenças mentais.
(Fonte: Gettyimages)
O cigarro de pó de escorpião é a forma mais elaborada de consumir o veneno do animal. Existem pessoas que simplesmente se deixam picar pelo bicho. Em outros casos, as pessoas inalam a fumaça que sai dos escorpiões enquanto eles são assados.
Não existem dados sobre a popularidade do uso do cigarro de escorpião, nem sobre o seu efeito no corpo humano. O que se sabe é que a prática ainda não é ilegal e relatos indicam que o consumo existe em países asiáticos, como a Índia e o Paquistão.
Ao que tudo indica, o governo paquistanês está mais preocupado com a heroína, já que essa substância representa um desafio para o país, que se tornou rota do tráfico internacional dessa droga.