Fornecedores chineses vendem cópias de marcas de luxo sem logotipo

18/09/2022 às 13:002 min de leitura

Em junho de 2016, o fundador do site de vendas de varejo Alibaba, Jack Ma, virou destaque na mídia internacional ao falar sobre a venda de produtos falsificados. Na época, o empresário citou que muitas vezes os produtos falsos "são de melhor qualidade e melhor preço do que os originais".

Logicamente, a declaração foi vista como bastante polêmica e, sobretudo, como um modo de impulsionar a sua marca, uma vez que diversos produtos falsificados podem ser encontrados nas plataformas do Alibaba, algo parecido com o que é feito por Shopee e AliExpress.

No entanto, até que ponto essa frase é verdadeira? Ao que estudos recentes indicam, a situação envolvendo a venda de produtos falsificados na China pode ser realmente parecida com a visão de Ma. Entenda!

Estratégia de vendas

Paula Bronstein/Getty Images(Fonte: Paula Bronstein/Getty Images)

Conforme relatado pelo jornal Jing Daily, o mercado de falsificações gera opiniões diversas dentro do segmento. Enquanto algumas marcas lutam ativamente para limpar qualquer item falsificado de dentro dos sites de comércio eletrônico chineses, há aquelas que desistiram de remar contra a maré.

Esse é o caso da Yanxuan, uma marca que está trabalhando diretamente com alguns fabricantes de marcas da alta moda para produzir roupas e acessórios similares aos produtos famosos, mas que não carregam qualquer tipo de logotipo em seu design. Dessa forma, os produtos de qualidade semelhantes podem ser vendidos a preços mais acessíveis.

Por conta dessa estratégia, a Yanxuan tem sido comparada a gigantes ocidentais do chamado fast fashion, como a Zara, H&M e Mango. No entanto, enquanto a concorrência obtém seus itens de fábricas localizadas em alguns dos centros de fabricação mais baratos do mundo, a empresa chinesa afirma estar produzindo suas roupas e acessórios no mesmo local responsável pela fabricação de itens de marcas como "Gucci, Burberry e Rimowa".

Brechas jurídicas

Fonte: Kanizphoto/Getty Images(Fonte: Kanizphoto/Getty Images)

Atualmente, a Yanxuan obtém uma média de US$ 8,7 milhões em vendas por mês. A sua maior estratégia é vender produtos de qualidade semelhante, mas que sejam dez vezes mais baratos do que os produtos que estão sendo copiados. Logo, é de se imaginar que esse modelo de negócios possa gerar complicações no futuro, certo? Não exatamente.

Como os produtos chineses não carregam qualquer tipo de etiqueta fingindo ser das marcas famosas, eles escapam da maioria das leis envolvendo o uso marcas registradas. No entanto, é possível que, dependendo dos produtos em questão e da extensão dos direitos de propriedade intelectual específicos das marcas, reivindicações por violação de imagem comercial ou patente de design sejam feitas.

Dentro da legalidade ou não, a Yanxuan vem ganhando força rapidamente desde seu lançamento em 2016 e instantaneamente tornou-se um sucesso repentino entre os consumidores chineses. No fim das contas, existe uma grande parcela de consumidores que deseja possuir itens de alta qualidade e elegantes, mas sem ter que pagar fortunas exorbitantes ou comprometer sua qualidade de vida para realizar tal feito. 

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