Artes/cultura
10/10/2022 às 04:00•2 min de leitura
Para quem é chegado em um toque a mais na comida, nada melhor do que um belo molho de pimenta para acompanhar o prato principal. Dentro desse segmento, algo que vem crescendo bem desde 2010 é o molho de pimenta sriracha, o qual ficou tão popular que chegou a sumir das prateleiras dos Estados Unidos por algum tempo.
Porém, apesar de tamanha popularidade, a receita desse condimento é bastante simples e surgiu com uma brilhante ideia de uma cozinheira caseira chamada Thanom Chakkapak. Quer saber mais sobre essa história? Entenda como tudo começou durante os próximos parágrafos!
(Fonte: Wikimedia Commons)
Tudo começou na cidade costeira de Si Racha, no sudeste da Tailândia, em 1949. Naquela época, a senhora Chakkapak começou a servir um molho de pimenta com alho em suas refeições, o que chamou a atenção de todos a sua volta. Logo, sua família e amigos passaram a insistir para que ela engarrafasse e vendesse aquela receita.
Ela, decidindo poder ser uma boa ideia, resolveu arriscar. O molho original então passou a ser batizado de Sriraja Panich, que apesar de popular ainda não era o mesmo molho que atingiu proporções globais nos dias de hoje. Mais tarde, essa história se conectaria quando o vietnamita David Tran começou a preparar seu próprio molho picante em 1975
Após três anos, ele e sua família fugiram de sua terra natal em um cargueiro taiwanês com direção aos Estados Unidos — onde desembarcaram. Além de Tran, diversas outras famílias imigrantes do Sudeste Asiático haviam ido para a Califórnia na década de 1980.
(Fonte: Pixabay)
Vendo a quantidade de asiáticos ao seu redor, Tran decidiu começar a vender seu molho de pimenta pelas ruas norte-americanas para juntar uma renda extra. Em 1983, ele decidiu abrir uma instalação para vender ainda mais em estoque, ao mesmo tempo que começou a brincar com uma receita antiga vinda da Tailândia — a notória receita de Chakkapak.
A fórmula juntava ingredientes como vinagre, açúcar, sal, alho e jalapeños vermelhos especialmente cultivados. Para homenagear a região da origem da receita, o molho passou a ser chamado de sriracha. Não demorou muito para que os negócios de Tran dessem uma enorme guinada e seu produto passasse a ser vendido por toda costa oeste dos EUA.
Para melhorar a situação, o mercado de molhos picantes teve um aumento de 150% em meados dos anos 2000 naquela região, o que fez com que mais consumidores se apaixonassem pela receita. Foi assim que o sriracha passou a ser usado no país para praticamente todo tipo de alimento.
Em 2017, a empresa criada por David Tran acabou enfrentando problemas jurídicos e se separou do seu fornecedor de pimenta de longa data. Desde então, muitas pessoas dizem que a receita não é a mesma. De todo modo, o legado deixo por uma pequena produtora na Tailândia segue sendo extremamente relevante nos dias de hoje.