Estilo de vida
13/10/2022 às 12:00•2 min de leitura
Você certamente já deve ter perdido a conta de quantas vezes comeu ovo de galinha. Claro, no meio do caminho pode ter experimentado ovo de codorna e talvez alguma outra ave, e possivelmente se perguntado nesse processo por que não fazemos o mesmo com outras espécies.
Afinal, haveria problema caso quisesse comer ovo de ganso, por exemplo? Em uma resposta direta e prática, não. Porém, questões como a quantidade produzida pela fêmea dessa ave acabam entrando em debate em muitos casos. Outro ponto é o fato de que os órgãos fiscalizadores não acompanham a produção de todas as espécies, por isso acabam ficando fora da lista de recomendações.
Pensando também pelo lado do produtor, há ainda a questão de que nem sempre é viável manter uma criação de determinadas espécies apenas para esse fim. É por esse motivo, por exemplo, que fazendeiros acabam abatendo perus em vez de comercializar os ovos botados pela fêmea dessa espécie.
Quanto aos nutrientes, os ovos de outras aves não iriam variar muito nesses termos quando comparados aos de galinha, tendo em vista que sua composição traz nutrientes necessários para gerar uma nova espécie. Já o gosto, isso vai depender da alimentação do bicho - logo, se uma ave se alimentar de peixe, por exemplo, o ovo vai trazer esse sabor.
Engana-se quem pensa que ovos de galinha ou codorna são os únicos consumidos ao redor do globo. Caso esteja curioso, veja aqui três exemplos bem curiosos: