Estilo de vida
28/03/2023 às 04:00•2 min de leitura
Hábitos aparentemente inofensivos que temos ao armazenar e preparar alimentos podem contribuir para contaminar a comida. A partir daí, aumentam as chances de desenvolver infecções gastrointestinais e outras doenças com quadros mais sérios e até levar à morte.
Para evitar estes problemas, conheça os 10 erros mais comuns na cozinha que podem colocar a sua saúde em risco.
(Fonte: GettyImages)
Tocar nos alimentos sem lavar as mãos é um erro comum, principalmente entre as pessoas apressadas. Esta prática pode trazer vários patógenos para a comida, mas é fácil evitá-la, bastando higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel.
(Fonte: GettyImages)
Outro erro que aumenta o risco de intoxicação alimentar, lavar o frango na pia espalha as bactérias presentes nele por todo o ambiente, incluindo superfícies, roupas, pratos etc. Isso acontece quando a água que respingou dele entra em contato com os objetos.
(Fonte: GettyImages)
Aproveitar a mesma faca que você cortou o frango cru para picar o tomate e outras verduras leva os micro-organismos da carne para a salada (contaminação cruzada). Isso também vale para a tábua e os demais utensílios, que devem ser lavados antes de usados novamente.
(Fonte: GettyImages)
Jogar um pouco de água para limpar frutas antes de consumi-las não é o suficiente para eliminar todos os germes, assim como em legumes e verduras. Recomenda-se mergulhá-las em uma mistura de água e hipoclorito de sódio por 15 minutos, lavar em água corrente e secar.
(Fonte: GettyImages)
Enquanto a panela esfria, as bactérias se multiplicam na comida. O ideal é levá-la direto à geladeira para impedir a reprodução acelerada dos patógenos, lembrando que as geladeiras mais novas têm meios de reduzir os impactos referentes aos gastos energéticos desta prática.
(Fonte: GettyImages)
Acariciar o pet ou deixá-lo comer em sua mão e depois tocar nos alimentos é outro erro muito comum, facilitando a transmissão de germes para a comida. O melhor é manter seu bichinho longe da cozinha — os gatos podem subir na pia sem que você veja — e sempre lavar as mãos após brincar com ele.
(Fonte: GettyImages)
Descongelar alimentos na pia ou em uma bacia cheia de água cria o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. É adequado fazer o processo na geladeira ou usar a função de descongelamento do micro-ondas.
(Fonte: GettyImages)
As carnes vendidas em saquinhos e bandejas de isopor vêm geralmente acompanhadas de sangue e/ou líquidos cheios de bactérias, que podem se espalhar por toda a geladeira. Para evitar a contaminação, guarde-as em potes bem vedados.
(Fonte: GettyImages)
Provar a comida enquanto cozinhamos é normal, porém usar a mesma colher levada à boca de volta à panela pode contaminar os alimentos com micro-organismos como a bactéria Staphylococcus aureus, que causa intoxicação alimentar.
(Fonte: GettyImages)
Utilizado em diferentes lugares, como no banheiro, no transporte público e na rua, o celular pode armazenar inúmeros germes. Por isso, mantenha-o fora do cozinha e, se precisar usá-lo ao preparar as refeições, higienize as mãos antes de voltar a manusear os alimentos.