Ciência
08/07/2023 às 10:00•2 min de leitura
O maior navio de cruzeiro do mundo está quase pronto: o Icon of the Seas zarpou do porto pela primeira vez em uma viagem de teste realizada no fim de junho de 2023. Já a primeira viagem "de verdade", com passageiros, deve sair de Miami em janeiro de 2024, segundo a Royal Caribbean, companhia por trás do projeto.
A Royal Caribbean, diga-se de passagem, já é dona do maior navio do mundo atualmente em operação, o Wonder of the Seas. Porém, o Icon vai ultrapassar o navio anterior por uma boa margem, de 6%. Ao todo, ele tem 365 metros de comprimento e 20 andares, com capacidade máxima de 7600 passageiros. Já o Wonder tem "apenas" 18 andares e leva menos de 7000 pessoas. Só a tripulação passa de 2300 pessoas nos dois navios.
(Fonte: Royal Caribbean/Divulgação)
É claro que para construir um navio gigantesco como esse — quase um prédio flutuante — a companhia dedicou bastante tempo e esforço. Mais de 2 mil especialistas se envolveram só nesse teste de junho, que demandou cerca de 350 horas de trabalho.
O Icon of the Seas viajou por centenas de quilômetros na costa da Finlândia, onde se localiza o estaleiro responsável pela obra. A ideia era testar os gigantescos motores da embarcação, que têm 67.500 kW de potência — o equivalente a 90.500 Hp ou mais de 1.100 carros populares. O sistema de freios e direção, bem como detalhes de vibração e ruídos internos, foram colocados à prova nessa viagem de teste.
Leia também: Veja como vai ser o maior navio de cruzeiro do mundo!
(Fonte: Royal Caribbean/Divulgação)
A notícia de que o navio zarpou do porto pela primeira vez no fim de junho foi recebida com empolgação pelo setor. Afinal, significa que a embarcação está praticamente pronta para entrar em operação, com um cronograma adiantado. De acordo com a Royal Caribbean, mais alguns testes devem acontecer no segundo semestre e o navio deve zarpar para o porto de Miami já em outubro. É de lá que sairão os cruzeiros do Icon, a partir de janeiro de 2024.
A viagem inaugural, aliás, teve seus bilhetes esgotados em menos de 24 horas.
Os turistas poderão embarcar de Miami para dois roteiros pelo Caribe, ocidental ou oriental. Os roteiros passam por praias paradisíacas do México, Honduras e St. Martin, além da ilha privativa da Royal Caribbean nas Bahamas.
Ainda assim, o principal chamariz do Icon of the Seas são as opções de lazer e acomodação a bordo. Os 20 andares oferecem mais de 28 tipos de cabines, incluindo uma com espaço para a família inteira em três pavimentos. Além disso, há mais de 40 restaurantes, bares e espaços para shows, como o Aquadome — uma enorme cúpula de vidro com visão de 220º para o mar.
(Fonte: Royal Caribbean/Divulgação)
No exterior, está o maior parque aquático já instalado em um navio, com seis tobogãs e várias piscinas. Ao todo, são sete, em várias partes da embarcação.
Na popa, há uma área inteiramente dedicada às crianças, bem como um beach club para os adultos nos andares superiores. Lá fica a primeira piscina suspensa com borda infinita dentro de um navio, que oferece uma vista de tirar o fôlego.
Essas atrações, que eram apenas uma promessa nos primeiros anúncios do Icon of the Seas, parecem estar bem próximas de se tornar realidade, agora que o navio zarpou!