Estilo de vida
19/08/2023 às 12:00•2 min de leitura
Cada vez mais pessoas têm optado por permanecerem solteiras ao invés de entrarem em relacionamentos não satisfatórios. E agora a ciência tem comprovado que, em boa parte das vezes, essa é uma decisão acertada.
Falamos neste texto sobre quatro benefícios físicos e mentais de estar sozinho cada vez mais destacados pelos terapeutas. Confira!
(Fonte: Getty Images)
De acordo com um estudo publicado no Journal of Marriage and Family, os divorciados fazem mais exercícios físicos que os casados, mas os solteiros estão à frente deles na quantidade.
Além disso, a revista Social Science & Medicine apresentou uma pesquisa empírica feita em nove países europeus que mostrou que pessoas solteiras tendem a ter um IMC menor do que as casadas. Em média, os solteiros pesavam cinco quilos a menos.
E uma das razões disso, segundo a terapeuta Bonnie Scott, é justamente a disposição para as atividades físicas. "Os solteiros são menos propensos a faltar à academia, ou vão passear com o cachorro com mais frequência, ou vão se matricular em uma aula de salsa", afirma à Insider.
(Fonte: Getty Images)
Ser solteiro pode significar construir relacionamentos mais fortes com os amigos. É o que demonstra um estudo publicado na revista Contexts, que constatou que as pessoas solteiras costumam ser mais atenciosas com amigos e familiares.
A ideia por trás, segundo este artigo, é que pessoas em relacionamentos românticos investem mais energia em seus parceiros, que consideram o topo de sua hierarquia afetiva, diferente dos amigos. Mas vale lembrar que isso é uma construção social.
"As pessoas que pulam de relacionamento em relacionamento estão colocando todo o seu tempo apenas em seu parceiro, então não é de admirar que se sintam sozinhas. Você se sente sozinho porque deixou suas amizades irem embora", provoca a psicoterapeuta Anna Jackson.
(Fonte: Getty Images)
Segundo os especializados, de modo geral, ser solteiro nos torna pessoas melhores para lidar com situações imprevistas. A psicóloga Niloo Dardashti afirma que isso acontece por razões práticas. "É quase como se você não tivesse escolha. Quando você está sozinho, precisa ser mais autossuficiente", pontua à Time.
Por não ter um parceiro, estas pessoas podem se sentir mais livres para irem atrás daquilo que realmente desejam para suas vidas. “É mais provável que você corra riscos, tenha aventuras e tenha mais novidades em sua jornada”, conclui Dardashti.
(Fonte: Getty Images)
Culturalmente, foi construída uma ideia de que "é impossível ser feliz sozinho". Mas isso não é verdade: estar em um relacionamento amoroso não é necessariamente a melhor opção para todo mundo.
Os psicólogos afirmam que é muito importante aprender a viver bem consigo mesmo, embora nem todo mundo esteja disposto a "enfrentar" essa situação. Gostar da própria companhia é uma característica bastante desejável, e que inclusive nos torna mais atraente para os outros.
Ou seja, estar sozinho não deveria ser visto como algo ruim. "Você pode fortalecer suas amizades, pode esclarecer o que é importante para você – você tem muita liberdade. Você pode planejar seu melhor dia. Se você está gastando seu tempo solteiro ruminando sobre como vai conhecer alguém ou o que há de errado com você, você perde essa oportunidade", sugere a psicóloga clínica Jenny Taitz à Time.