Ciência
03/08/2024 às 10:00•2 min de leituraAtualizado em 03/08/2024 às 10:00
Durante longas horas de viagem em um avião, poucas coisas são mais desconfortáveis do que estar usando um tênis apertado e ver seus dedos clamando por ajuda. Sendo assim, você só pode imaginar: a única solução possível para esse problema é tirar os sapatos e ficar tranquilo, não é mesmo? A resposta não é essa.
Além de poder causar um grande desconforto para outros passageiros — principalmente se você tiver um chulé brabo —, ficar descalço no avião é uma medida nem um pouco recomendável pelos mais variados motivos.
Um fato que todo mundo deveria saber é que as cabines de um avião não são exatamente o ambiente mais limpo que existe no planeta. Obviamente, a aeronave é higienizada no intervalo de um voo para outro, o que garante um pouquinho mais de limpeza para seus passageiros. Porém, quando há somente um intervalo de 15 a 20 minutos para fazer isso, o buraco é mais profundo.
Mesmo depois da pandemia de covid-19, quando o mundo se tornou mais consciente da importância das práticas de higiene, não há qualquer garantia que as companhias aéreas estejam realizando limpezas profundas nos aviões antes de você entrar em um voo.
Inclusive, é muito mais provável que o avião que você esteja embarcando tenha sido, na melhor das hipóteses, pulverizado com desinfetante. Sendo assim, é bem possível que você esteja em contato direto com algumas sujeiras que ficaram para trás de outros passageiros, como respingos e derramamentos.
Tendo todas essas informações em mente, você já deve ter entendido que ficar com os pés descalços em um avião pode não ser uma grande ideia, não é mesmo? Afinal, você só estaria expondo seus pés a fungos, bactérias e vírus que podem impactar sua saúde negativamente e ninguém quer acordar no dia seguinte cheio de frieira.
Por isso, é ideal que você permaneça sempre com seus sapatos bem calçados, mesmo que esteja sentindo um pouco de incômodo. No fim das contas, nenhum voo é tão longo assim e você poderia ter optado por usar calçados mais confortáveis desde o início, né?
Além disso, se você é do tipo de "maníaco por limpeza", não seria nada mal usar luvas também, tendo em mente que as suas mãos serão a parte do corpo com o maior contato com as bactérias. Brincadeiras à parte, carregar um álcool em gel consigo costuma ser uma medida eficiente para se livrar da maioria dos agentes infecciosos e garantir uma viagem confortável.