Ciência
09/05/2019 às 07:00•1 min de leitura
O corpo feminino passa por uma constante montanha-russa hormonal desde a primeira vez que menstrua. Sempre que o útero precisa se preparar para perder sangue, a mulher sente literalmente na pele as mudanças pelas quais seu corpo passa.
São espinhas, oleosidade, dores musculares, oscilações de humor, maior vontade de comer certos alimentos e para muitas delas, dores e inchaço na região das mamas – esse último sintoma às vezes é acompanhado de uma leve e constante dorzinha nas costas.
É claro que algumas mulheres não apresentam qualquer sintoma – sorte a delas! –, assim como algumas só sentem um ou outro. De qualquer forma, é bacana saber o que acontece com o corpo feminino nessa época fatídica do mês, até mesmo porque, para a nossa alegria, existem meios de reduzir o sofrimento.
Como dissemos anteriormente, isso tudo tem a ver com os níveis hormonais, especialmente do estrogênio e da progesterona, que são produzidos em maior quantidade para preparar o revestimento do útero. Essa produção de hormônio em grandes escalas acaba estimulando os tecidos da região mamária, que ficam inchados e doloridos.
O que você pode fazer para amenizar o incômodo é praticar atividades físicas leves, como uma boa caminhada – o ideal, nesses dias, é usar algum top de academia, que seja confortável e que dê sustentação. Nada de usar sutiãs apertados demais!
Em relação à alimentação, reduzir a quantidade do consumo de sal também é uma boa ideia, afinal ele retém líquido e nos deixa ainda mais inchadas. Também é bom pegar leve na hora de consumir itens como café, refrigerante e, por mais triste que seja saber disso, chocolate.
Para aliviar as dores de modo geral, e se você não tiver qualquer problema em tomar medicamentos, você pode optar por algum comprimido que tenha ibuprofeno. E aí é só esperar que a menstruação chegue, com ou sem cólica, para que, depois do fim do seu período, seu corpo fique confortável por mais uns 20 dias antes de começar tudo de novo...