Ciência
27/02/2019 às 04:00•2 min de leitura
As fobias são divididas, basicamente, em 3 categorias. Em primeiro lugar, temos as fobias mais comuns que são causadas por objetos simples (como aranhas, por exemplo). Em segundo lugar, ficam as "agorafobias", ligadas ao medo de estar em situações que possam causar pânico, impotência ou constrangimento. E, por fim, existem as fobias sociais, que causam ansiedade extrema quando a pessoa está em público. Dito isto, nós do Mega separamos uma lista com oito fobias muito estranhas para você. Confira abaixo!
Reprodução/List 25
Enquanto alguns são viciados em limpeza, pessoas que sofrem com ablutofobia simplesmente não suportam a ideia de se limparem ou tomarem banho. A auto-higiene é um terror tão grande para os ablutofóbicos que isso afeta sua vida social, causando isolamento e até depressão.
Reprodução/List 25
A palavra "ergofobia" vem do grego e é uma fobia social que está relacionada ao trabalho - qualquer tipo. Nesses casos, ficar um expediente inteiro em um cubículo pode ser tão aterrorizante quanto fazer jardinagem por 2 horas. Frequentemente confundida com preguiça, essa fobia é, em geral, resultado de algum trauma ao longo da vida. Por sorte, ela pode ser tratada com remédios e terapia.
Reprodução/List 25
Bom, essa aqui é bem relevante e curiosa, principalmente se você for um usuário da internet assíduo. "Alodoxafobia" se deriva do grego e é considerada uma fobia social que constitui-se pelo medo de opiniões diferentes.
Reprodução/List 25
Para aqueles que adoram a sensação de "borboletas no estômago" quando estão vivenciando uma nova paixão, eis seu oposto: os filofóbicos. Eles morrem de medo de se apaixonarem ou terem qualquer relação de próximidade com alguém. Consequentemente, muitas dessas pessoas seguem uma vida de solidão. Alerta de fun fact: suspeita-se que a rainha Elizabeth I sofreu com essa fobia.
Reprodução/List 25
Também conhecido como hipnofobia, esse é o medo de dormir. Essa fobia pode ser causada pelo temor em perder o controle sobre si mesmo e, claro, ter pesadelos. Felizmente, essa fobia pode ser amenizada com remédios para o sono e ansiedade, contudo, isso só trata os sintomas - não a causa.
Reprodução/List 25
Quase um vampirismo moderno, a heliofobia é o medo da luz solar. Apesar de parecer algo inofensivo, isso pode causar déficit de vitamina D nas pessoas que possuem essa fobia por evitarem o sol.
Reprodução/List 25
Essa fobia se refere ao medo de cabelos. "Caetofobia" deriva da palavra grega "khaite", que significa cabelo longo ou solto. Enquanto alguns têm pavor de madeixas, outros têm aversão até aos próprios pelos do corpo.
Reprodução/List 25
Aquela criança complicada para comer pode ser muito mais do que teimosa ou fissurada por fast-food, ela pode ter um medo terrível de vegetais (acredite se quiser!). Em alguns casos, apenas o cheiro desses alimentos pode causar falta de ar e náuseas.