Estilo de vida
17/04/2022 às 13:00•2 min de leitura
A tapioca e o pão costumam ser opções comuns no cardápio do brasileiro, especialmente para o café da manhã. Há quem prefira o pão por conta do sabor do trigo, e há quem escolha a tapioca no intuito de fazer uma refeição menos calórica.
Mas, sob o ângulo da nutrição, qual é mais benéfico à saúde? Faremos esta análise comparativa neste texto.
(Fonte: Massa News)
Vejamos: pela ótica dos benefícios à saúde, o pão, especialmente o que usa farinha integral, leva vantagem. O alimento é uma fonte mais rica de proteínas (uma unidade de pão francês contém cerca de 5 gramas) e de fibras (cerca de 2,5 gramas). Uma tapioca média (cerca de 50 gramas ou 3 colheres de goma) não chega a ter 0,5 de proteína e fibras.
Acompanhe a seguir as diferenças nutritivas entre ambos os alimentos, comparando 100 gramas de cada um:
Pão (base de comparação: pão francês integral):
Tapioca:
Mas os valores nutritivos não são o único fator a ser considerado. Diferente do pão, a tapioca não contém glúten, que provém da farinha de trigo. Isto significa que ela é uma opção muito melhor para as pessoas celíacas, que têm alergia a glúten.
Os nutricionistas ainda alertam que esta comparação não é definitiva, pois um pão pode ter alguns ingredientes nocivos à saúde. No caso de pães industrializados, o mais importante é verificar os ingredientes da fórmula. A recomendação é consumir pães que tenham como primeiro ingrediente da receita a farinha integral (e, se tiver a refinada, que seja em menor quantidade), e fugir dos que têm adição de açúcares e aditivos como emulsificantes, corantes, acidulantes e edulcorantes.
(Fonte: Blog do Pão)
Muita gente costuma inserir a tapioca no cardápio pela crença de que ela emagrece. Mas a questão não é tão simples assim.
Em termos comparativos, a tapioca tem menos gordura que o pão. Por outro lado, ela tem mais carboidratos, menos fibras (que auxiliam no funcionamento do intestino e dão sensação de saciedade), menos proteínas e um maior índice e carga glicêmica que o pão.
Há quem pense também que a tapioca seja mais "natural" que o pão, mas vale lembrar que a goma de tapioca, feita da mandioca, também é uma farinha refinada.
Além disso, muita gente consome tapioca com recheios altamente calóricos, como queijos gordos. Por isso, não dá para dizer que a tapioca em si emagrece, mas ela pode sim ajudar a emagrecer dependendo da forma que é for consumida.
(Fonte: Clínica Dom Guanella)
No fim das contas, o que vale mais a pena consumir, pão ou tapioca? Pelos benefícios à saúde, a resposta é: pão. Mas isto considera o pão com alta quantidade de farinha integral, que traz uma nutrição muito maior ao organismo. "Entre uma tapioca e um pão integral, a melhor opção é o pão integral. Entre a tapioca e o pão branco, é indiferente”, explicou a nutricionista Marina Nogueira ao G1.