Por que as pessoas eram mais magras antigamente?

29/11/2022 às 08:002 min de leitura

Se você em algum momento já se sentiu mal ao ver fotografias de seus familiares mais jovens e se sentiu mal por hoje em dia não estar tão em forma quanto eles no auge de suas respectivas juventudes, saiba que você não está só.

Na verdade, a maioria de nós passa por problema similar, já que anos atrás, lá pelas décadas de 1970 e 1980, as pessoas costumavam ser mais magras com muito menos esforço. Pelo menos é isto o que afirma uma nova pesquisa, publicada recentemente em um importante periódico da área de saúde.

De acordo com o texto, publicado na Obesity Research & Clinical Practice, pessoas adultas que viveram sua juventude por volta dos anos 70 e 80 podiam comer muito mais, se exercitar bem menos, e ainda assim conseguir ficar em forma. A situação é um baita contraste em relação à que vemos atualmente, na qual uma grande parcela da população ainda sofre para perder peso.

Novo estudo aponta que estamos fadados a pesar mais que nossos pais quando tinham a nossa idadeNovo estudo aponta que estamos fadados a pesar mais que nossos pais quando tinham a nossa idade

Para chegar a esta conclusão, foram acompanhadas as dietas de mais de 36 mil pessoas nos Estados Unidos entre os anos de 1971 e 2008. Além disso, também foram compilados os dados de atividades físicas de mais de 14 mil americanos entre 1988 e 2006.

Segundo o estudo, mesmo que as pessoas hoje em dia passem a adotar os mesmos padrões de alimentação e exercícios físicos comuns há 40 a 50 anos, ainda assim devem pesar cerca de 10% do que os jovens adultos de meio século atrás. Ou seja, mesmo comendo a mesma quantidade de calorias e fazendo as exatas mesmas rotinas de exercícios, ainda assim vamos acabar pesando mais do que a galera de algumas décadas no passado.

Mesmo mantendo a mesma rotina de exercícios comuns nos anos 70 e 80, ainda assim seremos 10% mais pesadosMesmo mantendo a mesma rotina de exercícios comuns nos anos 70 e 80, ainda assim seremos 10% mais pesados

Uma das teorias indicadas pelos autores da pesquisa sugere que as condições do mundo de hoje devam ser bastante impactantes nesta nossa dificuldade em ter o mesmo físico que nossos antepassados diretos. Segundo eles, fatores como antibióticos, pesticidas e substâncias poluentes presentes na nossa comida possam contribuir negativamente no processo hormonal responsável por controlar nosso peso.

Eles também apontam que nosso estilo de vida é bastante diferente daquele visto 40 anos atrás: hoje em dia somos constantemente expostos à luz durante a noite e temos hábitos longe de serem ideais. Por exemplo, comer tarde da noite e até mesmo estar sob estresse constante são coisas pelas quais nossos parentes podem não ter passado — ou pelo menos foram impactados em menor escala.

Por fim, além de fatores genéticos, uma porção de coisas também pode estar impedindo a nossa geração de estar em forma como o pessoal das décadas de 70 e 80. Hoje usamos muito mais medicamentos prescritos, como antidepressivos, que podem contribuir bastante para o ganho de peso. Parece que vamos mesmo precisar nos esforçar muito do que nossos pais na nossa idade mais para manter o shape...

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: