Ciência
16/03/2023 às 08:00•2 min de leitura
Não é segredo para ninguém que o exercício físico faz bem à saúde. Contudo, algumas pessoas buscam aumentar esses benefícios conhecendo as características do corpo humano, como a necessidade de suplementação, sono, hidratação etc.
Um grupo de pesquisadores do Skidmore College em Nova York, nos EUA, decidiu conduzir um estudo para descobrir se há um horário específico do dia que melhora os resultados dos exercícios físicos.
A pesquisa foi conduzida com um grupo de 30 homens e 26 mulheres. Os participantes tinham idades que variavam de 25 a 55 anos. Eles não eram considerados sedentários e praticavam pelo menos 30 minutos de exercícios físicos, durante 4 dias por semana, nos quatro anos que antecederam o estudo.
O estudo durou 12 semanas. Nesse período, os participantes fizeram uma rotina de treino que incluía exercícios variados, como alongamento e treinos de resistência. O volume de treino era relativamente o mesmo para as práticas esportivas. No total, cada indivíduo treinou por quatro dias na semana.
Fonte: Repositório de imagens NZN
De acordo com os resultados, para as mulheres o melhor horário para fazer exercícios com o objetivo de perder gordura abdominal foi o matutino. As participantes que treinaram entre 6h30 e 8h30 perderam mais gordura do que aquelas que treinaram à noite.
Por outro lado, as mulheres que treinaram entre 18h00 e 20h00 tiveram um melhor desempenho muscular durante as práticas.
Entre os homens, o estudo mostrou que para ganho de força física, o horário do treino não teve grandes interferências. Contudo, o melhor horário para treinar, caso o objetivo seja os ganhos na saúde cardíaca, metabólica e emocional foi o noturno.
Os pesquisadores não conseguiram concluir o porquê dos resultados entre homens e mulheres terem sido diferentes. Todos os participantes tinham um peso considerado saudável.
Fonte: Repositório de imagens NZN
Independentemente do horário em que você se exercite, você terá ganhos para a sua saúde. Os exercícios contribuem para o controle do peso, prevenção de doenças e fortalecimento de músculos e ligamentos. Todos esses pontos estarão garantidos com uma rotina de treinos.
É claro que alguns exercícios têm impacto maior em uma estratégia, como ganho de massa muscular. Isso deve ser verificado pelo praticante considerando o que ele espera dos treinos.
No entanto, o estudo citado nesta matéria ainda não pode ser usado como um guia definitivo sobre o melhor horário para treinar, pois muitos outros fatores, como a dieta, a intensidade do treino, questões hormonais etc. também podem influenciar nos resultados.
Sobre isso, podemos destacar que o ciclo de sono de uma pessoa pode influenciar sua produção hormonal. Isso faria com que ela ficasse mais acordada em um período do dia, queimando mais calorias, por exemplo.
Por isso, o melhor horário para treinar segue sendo o horário que você tem disponível na sua agenda. Apenas 30 minutos de exercícios diários podem ser fundamentais para melhorar a sua saúde e prevenir doenças. Então, não use a falta de tempo como desculpa, ok?