Estilo de vida
29/05/2023 às 11:00•2 min de leitura
No curso da história, não é difícil ouvirmos falar de pessoas que, de alguma forma, tentaram encontrar de rejuvenescer. Entre estas, temos Bryan Johnson, um empresário de 45 anos que aparentemente encontrou uma forma de se manter sempre jovem.
Na tentativa de afastar o surgimento dos sinais do tempo em seu corpo, o protagonista dessa história decidiu trocar seu sangue com o do próprio filho, Talmage, que tem 17 de anos. A pergunta que fica no ar é: isso pode dar certo?
De acordo com informações na rede, Johnson já está realizando esse processo de troca de sangue há algum tempo utilizando um doador anônimo, mas decidiu trocar essa fonte para o seu próprio filho, de quem vai pegar plasmas, glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas.
Um dado curioso é que o empresário não é o único a participar desse experimento um tanto quanto curioso: seu pai Richard, de 70 anos, também está envolvido na experiência, e vai receber o sangue de Bryan nesse processo.
Todo esse processo é acompanhado por uma equipe composta por aproximadamente 30 médicos encabeçada por Oliver Zolman, um especialista em medicina regenerativa que se baseou em descobertas recentes para criar essa hipótese (e o site Bloomberg ressalta que o responsável por todo esse projeto concluiu os estudos na faculdade pouco após o fim da pandemia).
Além disso, é importante notar que esse não é um procedimento barato - tanto é que o empresário gasta cerca de US$ 2 milhões por ano (aproximadamente R$ 10 milhões) para tentar concluir essa empreitada que aparentemente está surtindo algum efeito.
"Atualmente, minha velocidade de envelhecimento é de 0,76. Isso significa que a cada 365 dias do ano, envelheço 277 dias. Meu objetivo é permanecer biologicamente com a mesma idade a cada 365 dias que se passam", comentou Johson.
A iniciativa em questão recebeu o nome Blueprint, e também envolve seguir uma dieta vegana de 1,9 mil calorias por dia, realizar atividades físicas e ter horários regulares de sono. Outro ponto é que, duas horas antes de se deitar, ele precisa usar óculos que bloqueiam luz azul, e ainda este ano deve começar um processo de terapias genéticas para reprogramar falhas de DNA.
Três gerações e um desejo: se manter ainda mais jovem. (Fonte: Bloomberg/Reprodução)
Até aqui, Johson demonstra estar com idade biológica de 42 anos. Além disso, os resultados mostram que seu coração é de uma pessoa de 37 anos, a pele de alguém com 28 anos e capacidade pulmonar e física de um garoto de 18 anos.
Por mais que aparentemente o resultado esteja trazendo algum resultado, o FDA (que integra o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) não recomenda essa prática - especialmente porque a única prova que se tem disso é de uma experiência feita com ratos.