Ciência
03/07/2024 às 08:00•2 min de leituraAtualizado em 03/07/2024 às 08:00
Ninguém discorda que os exercícios físicos são extremamente benéficos à saúde. Entretanto, quando são praticados ao ar livre embaixo de um calor muito intenso, infelizmente, eles podem significar riscos graves.
Fazer uma corrida ou andar de bicicleta sob um sol escaldante, por exemplo, pode acarretar uma insolação ou mesmo em uma desidratação perigosa. Em casos mais extremos, essa exposição pode até levar a um derrame ou a uma parada cardíaca. Por isso, é preciso se precaver para que um hábito super positivo não se torne um problema.
É claro que a rotina de cada um de nós é diferente, e o exercício físico precisa se adaptar às nossas condições. Contudo, para que a gente possa se proteger, convém evitar praticá-lo, principalmente ao ar livre, nos períodos mais quentes do dia.
O ideal é fazer isso no início do dia ou mais para o final da noite. Se for inevitável escolher o horário com sol mais alto, procure permanecer em lugares que têm mais sombra.
Muitas vezes, quando a gente está concentrado no ritmo do exercício, acaba não parando para tomar uma água. Mas não ignore a sua sede – ela é um indício do seu corpo lhe dizendo algo. A hidratação do corpo é fundamental para preservar à saúde: é ela quem faz o coração a trabalhar menos, o que diminui o risco geral de ocorrências cardíacas.
Além disso, vale lembrar que a água é um componente essencial para o funcionamento do cérebro e dos músculos. Por fim, no exercício você tende a suar mais, o que significa que está perdendo constantemente a hidratação.
É frequente que as pessoas encarem o exercício como uma obrigação ou mesmo um sofrimento. Por isso, quando começam a praticá-lo, podem tentar ignorar alguns indícios de que algo não está indo bem. Se você está com sensações extremas de cansaço e calor, seu corpo pode estar avisando que está na hora de desacelerar, fazer uma pausa ou mesmo parar o exercício. Não ignore esses sinais.
Ao praticar exercícios ao ar livre, sob um calor extremo, faça escolhas inteligentes. Procure usar roupas claras, que absorvem menos o calor do que as escuras. Camisetas e shorts também ajudam a regular a temperatura do corpo sem prejudicar a evaporação do suor.
Ok, há equipamentos que são essenciais na prática de certos esportes, como o capacete na hora de andar de bicicleta. Mas alguns acessórios pode ser desnecessários e até prejudiciais, como ombreiras, pochetes grandes ou outros adicionais da moda que podem servir apenas para superaquecer o seu corpo.
Por fim, lembre-se que o sono é fundamental para tudo, inclusive para a prática de exercícios. Se você conseguir dormir bem, em um espaço bem refrigerado, isso pode significar menos riscos de problemas na hora de se expor ao sol.