Artes/cultura
06/06/2019 às 07:01•2 min de leitura
Quando falamos de circo, logo nos remetemos aos controversos espetáculos com cavalos, elefantes, macacos e leões. Alvo de muitas críticas de quem simpatiza com a defesa dos direitos dos animais, esse tipo de atração já é coisa do passado, principalmente para o Circo Roncalli, da Alemanha, que para não perder a tradicional presença de animais, decidiram trocar os de carne e sangue por hologramas.
(Foto: Reprodução/BoredPanda)
Muitos circos são acusados por ativistas de cometerem espancamento, não oferecer alimentação e manter seus animais em condições insalubres enquanto fazem apresentações para grandes multidões e em horários muito apertados. Oferecendo espetáculos circenses desde 1976, o Circo Roncalli conseguiu aliar tecnologia em seus shows a fim de lutar contra a crueldade animal na indústria e, ainda, deixou as apresentações ainda mais interessantes.
(Foto: Reprodução/BoredPanda)
Nos shows ainda é possível encontrar presas e caudas, aros de fogo e acrobatas, mas com a diferença de que nenhum dos animais são reais. Todas as imagens holográficas em 3D são criadas por meio de projetores localizados numa arena, medindo 32 m de largura e 5 m de profundidade com visibilidade de 360º para todo o público.
A empresa responsável pelo projeto, Tag/Traum, em cooperação com a Bluebox e em parceria com a Optoma, instalou onze projetores a laser para oferecer uma experiência holográfica de alta qualidade. “Temos usado os projetores Optoma por seis anos e temos consistentemente uma experiência muito positiva em preço, desempenho e confiabilidade. Precisávamos de um projetor de alto contraste com cores excelentes para o efeito 3D e o contraste de 2.000.000:1 do ZU850 é perfeito para este projeto”, disse o representante da Bluebox, Birger Wunderlich.
(Foto: Reprodução/BoredPanda)
A ideia ousada vem junto dos crescentes debates mundiais sobre os animais que vivem em cativeiro sob condições horríveis. Tanto que no Reino Unido, por exemplo, a legislação atual determina que o governo proíba circos itinerantes de usar animais selvagens a partir de 2020.
(Foto: Reprodução/BoredPanda)