Artes/cultura
25/06/2021 às 11:00•2 min de leitura
O período de afastamento social tem sido uma ótima oportunidade para muitas pessoas desenvolverem os seus dons gastronômicos. Com mais gente em casa, é possível fazer criar e desenvolver pratos e oferecer oportunidades para degustações inéditas. Porém, como todo bom chef sabe, um dos lugares mais perigosos do mundo é uma cozinha profissional.
Fonte: Johnny Greig/iStock/Getty Images/Reprodução
Além do risco de cortes, as pessoas estão sujeitas a graves queimaduras, entre outros. Por isso, há necessidade de uma atenção especial para equipamentos de segurança, como porta-panelas e luvas de forno. Geralmente feito de silicone, este último equipamento é indispensável no manuseio de superfícies que foram expostas a altas temperaturas.
Porém, alguns gastrônomos amadores conseguem às vezes realizar a proeza de reduzir radicalmente a capacidade intrínseca de proteção das luvas, simplesmente molhando-as. Com isso, é possível expor-se a queimaduras severas, além de expor eventuais ajudantes de cozinha ao mesmo risco.
Fonte: Universidade Estadual de Oklahoma/Divulgação
Tradicionalmente confeccionadas com tecido ou silicone, as luvas de forno recebem em seu interior uma camada de material isolante resistente ao calor. Mas a eficácia dessa barreira acaba imediatamente, se o tecido ficar úmido, ou mesmo se você colocar suas mãos úmidas dentro da luva. O motivo é que a água conduz calor, em uma proporção até 25 vezes maior do que o ar.
Em uma série de experimentos realizados neste ano por pesquisadores do departamento de design, habitação e merchandising da Universidade Estadual de Oklahoma (OSU), foi utilizado um equipamento de teste de transferência de calor, para estabelecer um protocolo de segurança, visando tornar mais seguras as luvas de forno domésticas.
Fonte: Universidade Estadual de Oklahoma/Divulgação
Após concluir que o uso de uma luva molhada, após ser exposta a uma temperatura de 180?°C, pode causar queimaduras de terceiro grau, a OSU fará uma recomendação oficial aos fabricantes, pedindo que adicionem etiquetas de advertência aos usuários, alertando sobre o perigo.
Qualquer tipo de luva que você esteja utilizando tem um limite de tempo para lidar com objetos quentes, geralmente em torno de dez segundos. Por isso, assegure-se de executar os movimentos de forma planejada: antes de retirar uma forma ou panela do forno, saiba antecipadamente onde vai colocá-la.