Grupos online de exercícios físicos estão beneficiando pessoas idosas

01/02/2023 às 13:002 min de leitura

Aí perto, na região onde mora, você provavelmente já deve ter visto diferentes grupos de idosos reunidos para praticar exercícios físicos em conjunto. Seja para caminhar, praticar tai chi ou até mesmo utilizar equipamentos de academia públicos, o que importa é juntar os colegas para compartilhar a experiência.

O problema é que, pelos mais variados motivos, nem todos têm a possibilidade de sair de casa para se exercitar. Nestes casos, pessoas mais velhas têm encontrado na internet a inspiração para continuar se movimentando graças aos grupos online de exercícios físicos.

Idosos têm se beneficiado com treinos online

Até pouco mais de dois anos atrás era bem mais fácil se juntar com a turma para uma sessão de caminhada, por exemplo. Mas a situação mudou bastante com a chegada da pandemia da covid-19, que virou o mundo de cabeça para baixo, gerando a necessidade do isolamento social e forçando a humanidade a mudar seus hábitos para não apenas evitar a transmissão do vírus, mas até mesmo em alguns casos para sobreviver.

Sem poder se reunir para praticar seus exercícios, hoje pessoas sem condições de sair de casa têm a possibilidade de continuar a se movimentar sem perder a interação com colegas e amigos graças à introdução das aulas e treinos pela internet. 

Praticantes de exercícios físicos em grupo foram impactados pela pandemiaPraticantes de exercícios físicos em grupo foram impactados pela pandemia

Segundo Jennifer Tripken, diretora associada do Centro de Envelhecimento Saudável no Conselho Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos, praticamente todas as pessoas nesta área de atuação "sabem que oferecer programações presenciais e remotas [...] é uma ótima forma de alcançar mais adultos mais velhos."

No estado do Minnesota, por exemplo, a iniciativa Juniper — que oferece estes serviços gratuitamente ou a preços baixíssimos — reportou que, dos 1547 idosos participantes do programa, metade o fazia à distância.

População rural vem se tornando adepta dos exercícios pela internet

"Aprendemos com tantas pessoas, principalmente a população rural, que [oferecer a opção de treinos em grupo à distância] permite a eles participar regularmente," disse Julie Roles, vice-presidente de comunicações da Juniper. Ela reforçou que muitas dessas pessoas não precisam mais dirigir por dezenas de quilômetros para se exercitar ao lado dos colegas, podendo participar do conforto e segurança do lar.

Participar de grupos de exercícios físicos à distância tem se tornado algo cada vez mais popularParticipar de grupos de exercícios físicos à distância tem se tornado algo cada vez mais popular

Roles também enfatizou que sua agência toma as devidas precauções com o isolamento social mesmo nas aulas presenciais, algo que a população mais velha de áreas rurais tem levado bastante em conta — o que, por sua vez, aumentou o interesse nas atividades físicas online.

A dra. Yvonne Hanley, uma das instrutoras da Juniper, explica que se esforça para passar a sensação de coletividade em suas sessões online. "Eu digo 'bom dia' para cada uma das pessoas que faz login [...] e durante a aula tento tornar tudo divertido," afirmou.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: