Ciência
27/01/2021 às 14:00•2 min de leitura
Um gato cheio de recursos e habilidades surpreendeu no início deste mês os trabalhadores de uma empresa de transporte ucraniana: após passar três semanas no mar, trancado dentro de um contêiner sem água ou comida, o bichano saiu tranquilamente assim que a grande caixa de metal foi aberta.
A história foi publicada no Facebook da Star Shine Shipping LTD no último dia 14 de janeiro e já teve 200 compartilhamentos, além de dezenas de comentários de pessoas curiosas para saber o que o gato fez para sobreviver à viagem de mais de 2 mil km totalmente lacrado no contêiner da empresa.
As fotos postadas no Facebook mostram o momento em que o recipiente foi aberto e o hóspede felino desceu calmamente de uma pilha de caixas de papelão. Apesar de um pouco assustado, o bichano aparentava boas condições, caminhou pelo porto israelense de desembarque da carga, e esticou as pernas preguiçosamente.
As imagens revelam pistas do que pode ter acontecido: algumas caixas que continham doces ucranianos aparecem mastigadas. É possível que o gato possa ter sobrevivido, deliciando-se com as guloseimas açucaradas, o que pode ter garantido nutrientes necessários, ao passo que uma certa quantidade de água pode ter se formado por condensação no interior do recipiente de metal fechado.
Para tentar entender como o clandestino foi parar junto às caixas de doces, funcionários da Star Shine examinaram as fitas de vídeo do porto de Odessa, na Ucrânia, e perceberam que o gato conseguiu se esgueirar furtivamente quando o contêiner estava sendo carregado.
Embora as teorias sobre a forma de sobrevivência do felino não passem de suposições, o que realmente importa é que o animal se recuperou completamente, passa bem, e está sendo tratado diretamente por Alexander Vinnik, diretor da Star Shine.